Como as escolas estão se adaptando às necessidades geradas pela Era Digital?
A primeira instituição visitada foi a Escola Sebastião Paraná (ESP) localizada no bairro Hauer em Curitiba. Escola particular fundada em 1967. (Crédito: ESP )
Falar de educação vai além das quatros paredes de uma sala de aula. Hoje em dia, a tecnologia está presente em praticamente todas as instituições de ensino. Internet, aplicativos, softwares educacionais, etc. fazem parte do processo ensino-aprendizagem desde as séries iniciais até o ambiente acadêmico.
Para saber mais sobre o assunto a equipe da EntreVerbos esteve em duas escolas, uma particular e outra pública, ambas com laboratórios de informática, com o intuito de ver in loco essa realidade.
A segunda instituição foi a Escola Estadual José Busnardo, localizada no bairro Fanny e inaugurada em 1958. (Crédito: SEED-Pr )
As duas escolas possuem laboratório de informática, internet e acesso wi-fi para os alunos. Porém, a escola particular limita esse acesso no sentido de disciplinar o uso direcionado ao ensino. Já na escola pública o acesso é livre, contudo, chega somente em alguns setores do prédio.
Segundo a pedagoga do Colégio José Busnardo, Luciane Alves Osadczuk, o laboratório de informática é utilizado à medida que os professores solicitam. É possível fazer uso também no contra turno, mas, nesse caso, somente sob orientação de um responsável, o que nem sempre é possível.
(Crédito: Wiliam Lenerneier)
Já a Escola Sebastião Paraná (ESP) trabalha os conteúdos nas disciplinas em paralelo ao uso do laboratório da escola. Segundo a diretora desta escola, Jorgele Dibax Ricardo. o projeto pedagógico contempla a inserção digital em seu planejamento anual:
(Crédito: Wiliam Lenerneier)
Semelhanças e diferenças
Ao visitar a duas escolas percebe-se que ambos os laboratórios estão em boas condições. Computadores em redes, espaços físicos adequados, acesso à internet,etc. O diferencial basicamente está na disponibilização de banda larga e wi-fi aos alunos.
Uma das reivindicações da escola pública é a falta de profissionais designados a trabalhar diretamente nos laboratórios. Afinal, sem o suporte de um profissional específico fica muito sobrecarregado aos professores utilizarem estas ferramentas. Confira imagens da infraestrutura das escolas visitadas:
Laboratório de informática da Escola Estadual José Busnardo. (Crédito: Wiliam Lenerneier)
Laboratório de informática da Escola Sebastião Paraná (Crédito: Wiliam Lenerneier)
No Brasil
Segundo um levantamento feito pelo instituto Ayrton Senna o percentual de escolas que possuem laboratórios de informática é maior na rede pública do que na rede privada. Entretanto, quando se trata de acesso a banda larga a realidade se inverte. Veja o gráfico:
Fonte: Censo Escolar/Instituto Ayrton Senna