"Após um ano da data que deixou a educação em luto, manifestantes saem nas ruas e relembram o 29 de abril". (Crédito: Joka Madruga/ APP-Sindicato)
O repórter cinematográfico Luiz Carlos Jesus foi mordido, na ocasião, por um cão da raça pitbull na parte interna da coxa da perna direita. Segundo o médico que o atendeu, se os dentes do cão perfurassem mais três milímetros afetaria a veia artéria, o que resultaria em uma hemorragia gravíssima.
Segundo o repórter, a emissora Bandeirantes colocou todos os advogados da empresa à disposição do funcionário. As gravações da hora exata da mordida se tornaram provas fundamentais para a vítima entrar com processo contra o Estado.
Justamente para não deixar este dia cair no esquecimento e também para que casos como estes não se repitam, cães de guarda e que são treinados não devem estar presentes em eventos como greves e manifestações. De acordo com o repórter, grandes movimentos e aglomerações acabam causando a fúria dos animais e, com isso, acabam acontecendo situações inesperadas, como ocorreu no confronto do dia 29.
"Organizadores da APP-Sindicato e manifestantes caminham até a Praça Nossa Senhora da Salete para relembrar os acontecimentos do 29 de abril". (Crédito: Joka Madruga/APP-Sindicato)
Situação atual do processo
"Os manifestantes denominam o ato do dia 29 de abril como massacre". (Crédito: Joka Madruga/APP-Sindicato)
Luiz Carlos de Jesus disse que o governo do Estado e o ex-secretário de Segurança Pública na época, o atual deputado federal Fernando Francischini, falaram que tinham black blocs espalhados no meio da multidão. Mas, segundo o cinegrafista, eram apenas pessoas comuns que apoiavam o movimento e ajudavam os professores na luta por melhorias para a educação.
O processo contra o governo foi arquivado. O repórter recebeu apoio da emissora Bandeirantes e continua trabalhando na área, mas foi afastado de fazer coberturas na Assembleia Legislativa, para a preservação da sua integridade física. Apesar das cicatrizes estarem presentes no seu corpo, está se recuperando bem.